I. IDENTIFICAÇÃO
Escola Estadual de Ensino
Fundamental e Médio Nilo Coelho
Ministro Andreazza – RO
Rua Joana D’Arc nº 3329, Bairro
Centro
Fone: (69) 3448-2380
DIRETORA: Sirlei de
Martelli de Souza
VICE-DIRETOR :Laécio Eduardes
Fernandes
JOGOS E RACIOCÍNO LOGICO NO ENSINO DA
MATEMÁTICA
PÚBLICO ALVO:
Todos os alunos da Escola Nilo Coelho
EXECUTORES
Professores, Gestores e Alunos
ELABORAÇÃO DO
PROJETO
Vanderluza Braga Nunes Moreira
II – JUSTIFICATIVA:
O
raciocínio lógico é uma ferramenta indispensável para a realização de muitas
tarefas específicas em quase todas as atividades humanas, pois é fundamental
para a estruturação do pensamento na resolução de problemas. Assim, é
imprescindível selecionar atividades que incentivem os alunos a resolver
problemas, tomar decisões, perceber regularidades, analisar dados, discutir e
aplicar ideias.
As atividades propostas devem estar sempre relacionadas com situações
que tragam desafios e levantem problemas que precisam ser resolvidos, ou que deem
margem à criação e devem permitir que os alunos se sintam capazes de vencer as
dificuldades com as quais se defrontam e de tomar a iniciativa para resolvê-las
de modo independente.
Nesse tipo de atividade, os alunos são tratados como indivíduos
capazes de construir, modificar e integrar ideias. Para tanto, precisam ter a
oportunidade de interagir com outras pessoas, com objetos e situações que
exijam envolvimento, dispondo de tempo para pensar e refletir acerca de seus
procedimentos. Percebendo o próprio progresso, eles se sentem mais estimulados
a participar ativamente das atividades propostas.
O ensino de Matemática vem se tornando cada vez mais defasado em
propostas que motivem o crescimento intelectual do aluno. E cada vez mais é
exigido dele que pense e apresente soluções para os mais variados problemas do
cotidiano. Em decorrência disso, faz-se necessário propor atividades periódicas
que permitam que o aluno aprenda a pensar, desenvolvendo e ampliando, assim, a
sua habilidade de raciocínio.
III - OBJETIVOS
__ Reconhecer, classificar, representar, relacionar, selecionar e
interpretar informações relativas ao problema.
__ Aplicar os conhecimentos e métodos matemáticos em situações reais,
em especial na área de conhecimento.
__Ensinar Matemática através de desafios;
__Motivar o
interesse e a curiosidade;
__Ampliar o raciocínio lógico;
__Desenvolver a criatividade;
__Melhorar a interpretação de texto;
__Aumentar a atenção e a concentração;
__Trabalhar a ansiedade;
__Melhorar o relacionamento aluno-aluno e aluno-professor;
__Estimular a discussão e o uso de estratégias matemáticas;
__Reduzir a descrença na autocapacidade de realização.
__Desenvolver habilidades de
utilizar os recursos tecnológicos(computadores, internet) na resolução de
atividades propostas.
IV – METODOLOGIA:Os alunos serão
conduzidos até o laboratório de informática e lá serão colocados em duplas ou
trios em cada computador para que possam resolver os jogos e as atividades de raciocínio lógico que foram
selecionada para cada nível. Os exercícios foram selecionados com níveis fácil, médio e difícil, de acordo com cada série e que despertassem a
curiosidade e proporcionassem a interação entre os alunos e a discussão acerca
dos resultados. Em todas as aulas, os alunos foram desafiados a resolverem os
problemas de forma espontânea e desinteressada, ou seja, sem que houvesse uma
recompensa material para os melhores, tornando a aula um momento de
descontração e prazer.
V – AVALIAÇÃO:Será
observada a participação dos alunos , o comportamento dos mesmos e a
socialização entre eles.
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