sábado, 7 de julho de 2012


          I. IDENTIFICAÇÃO
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nilo Coelho
Ministro Andreazza – RO
Rua Joana D’Arc nº 3329, Bairro Centro
Fone: (69) 3448-2380
DIRETORA: Sirlei de Martelli de Souza
VICE-DIRETOR :Laécio  Eduardes Fernandes

JOGOS E RACIOCÍNO LOGICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

PÚBLICO ALVO:
Todos os alunos da Escola Nilo Coelho
                           

EXECUTORES
Professores, Gestores e Alunos


ELABORAÇÃO DO PROJETO
Vanderluza Braga Nunes Moreira



II – JUSTIFICATIVA: O raciocínio lógico é uma ferramenta indispensável para a realização de muitas tarefas específicas em quase todas as atividades humanas, pois é fundamental para a estruturação do pensamento na resolução de problemas. Assim, é imprescindível selecionar atividades que incentivem os alunos a resolver problemas, tomar decisões, perceber regularidades, analisar dados, discutir e aplicar ideias.
As atividades propostas devem estar sempre relacionadas com situações que tragam desafios e levantem problemas que precisam ser resolvidos, ou que deem margem à criação e devem permitir que os alunos se sintam capazes de vencer as dificuldades com as quais se defrontam e de tomar a iniciativa para resolvê-las de modo independente.
Nesse tipo de atividade, os alunos são tratados como indivíduos capazes de construir, modificar e integrar ideias. Para tanto, precisam ter a oportunidade de interagir com outras pessoas, com objetos e situações que exijam envolvimento, dispondo de tempo para pensar e refletir acerca de seus procedimentos. Percebendo o próprio progresso, eles se sentem mais estimulados a participar ativamente das atividades propostas.
O ensino de Matemática vem se tornando cada vez mais defasado em propostas que motivem o crescimento intelectual do aluno. E cada vez mais é exigido dele que pense e apresente soluções para os mais variados problemas do cotidiano. Em decorrência disso, faz-se necessário propor atividades periódicas que permitam que o aluno aprenda a pensar, desenvolvendo e ampliando, assim, a sua habilidade de raciocínio.


III -  OBJETIVOS
__ Reconhecer, classificar, representar, relacionar, selecionar e interpretar informações relativas ao problema.
__ Aplicar os conhecimentos e métodos matemáticos em situações reais, em especial na área de conhecimento.
__Ensinar Matemática através de desafios;
__Motivar o interesse e a curiosidade;
__Ampliar o raciocínio lógico;
__Desenvolver a criatividade;
__Melhorar a interpretação de texto;
__Aumentar a atenção e a concentração;
__Trabalhar a ansiedade;
__Melhorar o relacionamento aluno-aluno e aluno-professor;
__Estimular a discussão e o uso de estratégias matemáticas;
__Reduzir a descrença na autocapacidade de realização.
__Desenvolver  habilidades de utilizar os recursos tecnológicos(computadores, internet) na resolução de atividades propostas.
                   
IV – METODOLOGIA:Os alunos serão conduzidos até o laboratório de informática e lá serão colocados em duplas ou trios em cada computador para que possam resolver os jogos  e as atividades de raciocínio lógico que foram selecionada para cada nível. Os exercícios foram selecionados com  níveis fácil, médio e difícil,  de acordo com cada série e que despertassem a curiosidade e proporcionassem a interação entre os alunos e a discussão acerca dos resultados. Em todas as aulas, os alunos foram desafiados a resolverem os problemas de forma espontânea e desinteressada, ou seja, sem que houvesse uma recompensa material para os melhores, tornando a aula um momento de descontração e prazer.
V – AVALIAÇÃO:Será observada a participação dos alunos , o comportamento dos mesmos e a socialização entre eles.


Nenhum comentário: